terça-feira, 30 de agosto de 2011

Convenção de Sintra humilha Portugal. Mário Soares Premiado. Timor-Leste sufraga independência


30 Agosto
1808 – Convenção de Sintra assinala o fim da 1ª invasão napoleónica. Junot, derrotado nas batalhas de Roliça e do Vimeiro, propôs aos ingleses um armistício para retirar o seu exército.
O excerto sobre este acontecimento de Abílio Pires Lousada, então Ten.-Coronel, retrata a humilhação que os negociadores sujeitaram Portugal:

O acordo foi celebrado em Sintra, na Convenção assinada a 30 de Agosto. Um acordo concretizado entre franceses e ingleses, que deixaram à margem do processo negocial qualquer representação portuguesa, que suscitou viva contestação86. Efectivamente, para os portugueses a Convenção foi um logro e um abuso, uma “consagração diplomática da política de rapina”87, aproveitando os franceses para retirar calmamente por mar, sob escolta naval britânica, com os despojos surripiados durante a ocupação. (1)

(fim de citação)
A Convenção de Sintra foi de tal maneira gravosa para Portugal que está  bem retratada em banda desenhada humorística. aqui 



fonte: Curiosidades da História, Partida da Família Real para o Brasil  aqui
Também é de ter em conta que o Povo fora abandonado pela fuga da corte para o Brasil.

Dois séculos depois, Portugal, ainda que ande muito bem vestido, anda por veredas de indigência em busca do metal cantante para o expedir através do pipeline da usura.

Nota: Aqui ao lado, lembra-se que Junot General era também  Duque de Abrantes. E um duque da coroa portuguesa não  podia partir com as mãos a abanar.
   
 Outras efemérides a merecerem destaque: 

Em 1995 – O Prémio «Príncipe das Astúrias» da categoria de Cooperação Internacional é atribuído a Mário Soares.

Em 1999 – Timor-Leste referenda a sua independência.
__
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
(1)   (1) Tenente-Coronel Abílio Pires Lousada, A Invasão de Junot e o Levantamento em Armas dos Camponeses de Portugal. A Especificidade Transmontana. aqui  
ui

Sem comentários:

Enviar um comentário