terça-feira, 29 de março de 2011

É ridículo



Hoje, fiz uma lista de livros,
e não tenho dinheiro para os poder comprar.

É ridículo chorar a falta de dinheiro
para comprar livros,
quando a tantos ele falta para não morrerem de fome.
(…)
(...) - sem eles, também eu morreria de fome, 
...
... preciso de comprar alguns livros,
uns que ninguém lê, outros que eu próprio mal lerei,
para, quando se me fechar uma porta, abrir um deles,
e sair de casa, contando os tostões que me restam, 
a ver se chegam  para o carro eléctrico, até outra porta.

exc. Jorge de Sena, 40 anos de Servidão [ode aos livros que não posso comprar, 27.6.44], Moraes Editores (Círculo de Poesia). 2ª edição revista. Lisboa, 1982


.
.NE: Hoje, a "biblioteca" tem mais títulos que leitores 

Sem comentários:

Enviar um comentário