sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

LUANDA (ANGOLA), 4 de FEVEREIRO’1961 – 1º DIA DA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA




“Em [4 de] Fevereiro de 1961, algumas centenas de filiados no MPLA, passavam ao ataque armado de prisões, quartéis e estação emissora de Luanda.” (1)
“Um sentimento generalizado de medo entre os colonos levou à morte de muitos negros e à fuga de muitos outros, parte dos quais se foi juntar aos rebeldes.”(1)

“Os participantes no ataque foram treinados sobre práticas, por exemplo como manejar os instrumentos que seriam utilizados, principalmente catanas, ou desarmar um sentinela, segundo relatos das testemunhas.
Os treinos decorriam à noite, na zona de Cacuaco, arredores de Luanda, e quando começaram a recear infiltrações de indivíduos ligados à polícia política portuguesa, mudaram-se para o Cazenga.
Neste último local foi erguido um monumento denominado “Marco Histórico do 4 de Fevereiro”, inaugurado em 19 de Setembro de 2005, em homenagem aos heróis tombados pela causa da independência.” (2)
"A imprensa internacional aguardava a chegada a Luanda do paquete Santa Maria, assaltado nas vésperas por Henrique Galvão num gesto contra o regime fascista de Oliveira Salazar.
O Santa Maria não aportou em Luanda e os jornalistas estrangeiros preparavam-se para levantar âncora quando, no meio popular surgem alguns elementos a aproveitar a presença da imprensa internacional para dar destaque mundial a uma acção de revolta anti-colonial. Assim terá nascido, há 50 anos, o 4 de Fevereiro de 1961." (2)
(1)  H. Oliveira Marques, História de Portugal, (vol. III – Das Revoluções Liberais aos Nossos Dias), Editorial Presença, 13ª edição, 1998.
(2)  Luanda, 4 de Fevereiro de 1961”,  Pitigrilli, 3 Fevereiro 2011, by MRFPress aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário