quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sputnik I. O grande ignoro. «Inexequível» Gaspar?


“Que a medida é extremamente inteligente, acho que é. Que os empresários que se apresentaram contra a medida são completamente ignorantes, não passariam do primeiro ano do meu curso na faculdade, isso não tenham dúvidas”,  excerto da intervenção de António Borges citada por   Carlos Santos Neves, RTP,  para  António Borges considera ignorantesempresários que rejeitaram alteração da TSU”.


Desde o tempo em que o Sputnik I (4 Outubro 1957) entrou na concorrência com a Lua  nas viagens à volta da Terra  não tinha surgido uma rotulagem tão assertiva de «ignorantes» a (in)certos empresários que rejeitam a tal Taxa Social Única (que iria tirar mais umas moedas ao Trabalho para dar ao Capital).

Desde que as ciências se libertaram da camisa de forças dos dogmas e extinguiram os fogos da inquisição, a experiência veio dizer que a validade das teorias tinham duração efémera. A dúvida metódica veio abrir caminho a novas hipóteses.

António Borges. Veio acordar e dar um safanão. Para retirar a maioria dos Portugueses da crise passa por aquela medida. A TSU é a única via.

 O que significa que António Borges não admite outra (s) hipótes(es) de solução para a crise.

A ciência para combater a crise  parou aqui.

 Com o sábio António Borges.

 O Sputnik veio mostrar uma fragilidade do estado da ciência espacial em certo professor do Instituto Superior Técnico de então.

Andava o satélite da URSS a emitir os seus bip … bip e, num desses entretantos, a antiga Emissora Nacional, através do programa “Rádio Moscovo não fala verdade”, um professor do Técnico demonstrava cientificamente que era impossível vencer a força da gravidade para colocar o Sputnik  em órbita. 

Não há analogia entre os dois casos, ou talvez, mas parece que o Prof. do Técnico não estava investido de autoridade para usar o termo «ignorante».  
...
Com o anúncio do aumento brutal robusto colossal de impostos, Vítor Gaspar que usou uma palavrinha mais suave, está sujeito a transformar-se no «Inexequível*» Gaspar. 
___
* termo usado à boleia de Raúl Brandão.

Sem comentários:

Enviar um comentário