terça-feira, 27 de março de 2012

50º DIA MUNDIAL DO TEATRO... com GARROTE NO TEATRO PORTUGUÊS?


50º DIA MUNDIAL DO TEATRO
 Escreveu Albino Forjaz de Sampaio, «Sentimos o teatro grego como se fôra de ontem e o seu drama ainda tem pujança suficiente para nos arrastar e comover» (1)
  «Foram os gregos os maiores, os mais alevantados cultores de arte de todos os tempos. Criaram uma literatura teatral que em brilho cegou todas as outras, criaram o próprio teatro, trasladando a êle as representações que nos templos eram incenso dos deuses e aliciação dos fiéis». (1)

Da mensagem de JOHN MALKOVICH pelo Dia Mundial do Teatro’2012 dedicada aos seus  companheiros de teatro, seus pares e seus camaradas,retirado:
...
Que o vosso trabalho seja convincente e genuíno. Que seja profundo, tocante, comunicativo e incomparável. Que nos ajude a refletir sobre a questão do que significa ser humano e que essa reflexão seja conduzida pelo coração, pela sinceridade e pela bondade. Que superem a adversidade, a censura e a escassez algo que, na verdade, muitos de vocês são forçados a confrontar. Que sejam abençoados com talento e rigor necessários para ensinarem, em toda a sua complexidade, as causas pelas quais deve bater o coração Humano, tendo em conta a humildade e a curiosidade para fazer dessa tarefa a obra da vossa vida. E que seja o vosso melhor – porque o melhor que derem, mesmo assim, só acontecerá nos momentos únicos e efémeros – Em consonância com a pergunta mais elementar de todas:
“Porque vivemos?”
Merda!!!

John Malkovich
Tradução – Rafael Amaral Vergamota
Presidente da Federação Portuguesa de Teatro (adaptado)"

 O Estado «austero» por moto-próprio ou por imposição externa continua a desconsiderar o Teatro como instituição necessária ao desenvolvimento cultural.
Conforme Sandy Gageiro:
Apesar da falta de dinheiro ser um problema há muito tempo neste meio, atualmente a situação é ainda mais preocupante.  aqui

Mesmo contra ventos e marés,
- Felizmente há luar, (2)
Afirma Pereira (3)
___________________________________________-
(1)  Albino Forjaz de Sampaio, Grilhetas (À margem de alheios livros – «Evolução do teatro», por Eduardo Noronha), 2ª Edição, Porto, MCMXIX
(2)  Luís de Sttau Monteiro, autor
de Antonio Tabucchi (1943 – 2012). Uma Evocação

Sem comentários:

Enviar um comentário