«António José de Almeida, único presidente da I República Portuguesa que cumpriu integralmente o mandato de quatro anos para que fora investido, profere, a 12 de Abril de 1921, num banquete de gala em honra de missões estrangeiras que vieram a Portugal, o seguinte discurso: «Portugal é um velho país, que deseja continuar as tradições dos seus maiores, e, assim como as modernas investigações historiográficas estão revelando novos e importantes aspectos da nossa antiga epopeia de descobridores e conquistadores - o que nos engrandece ainda mais no conceito do mundo – assim também os observadores atentos podem notar que, actualmente, entre nós, se estão multiplicando os fenómenos de ordem política e social que hão-de conduzir este povo a um destino glorioso, que será, historicamente, a continuação do destino de outrora.»
Fonte: Diário de Lisboa n.º 6, de 13-04-1921, 1º ano de publicação, p.
|
Os carreiros aproximavam a vizinhança, abreviavam distâncias e davam cobertura às fugas. Por vezes, em caminhos enviesados, os carreiros de ontem transportavam mercadorias, notícias, sonhos e fantasias. Não conheciam fronteiras.
sábado, 28 de abril de 2012
"1921 - Estão-se multiplicando os fenómenos de ordem política e social que hão-de conduzir Portugal a um destino glorioso"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário